A IMPORTÂNCIA DOS ARQUÉTIPOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE MARCA E VÍNCULOS EMOCIONAIS COM O CONSUMIDOR: ESTUDO DE CASO DA MARCA LANÇA PERFUME

Autores

  • Andressa Piazza Alexandre UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL DE SANTA CATARINA - UNESC
  • Gutemberg Alves Geraldes FACULDADE SATC

Palavras-chave:

Arquétipos, Branding, Lança Perfume.

Resumo

Para vender, persuadir ou propagar uma ideia é necessário que se use uma linguagem adequada ao receptor da mensagem. Definir a linguagem para comunicar a um público cada vez mais colaborativo e conectado, que busca significado e relevância nas marcas que consume, é um desafio para empresas do mundo inteiro. Afim de estabelecer um processo de marketing contínuo e eficiente, as corporações utilizam ferramentas de branding para gerir a comunicação e estabelecer a identidade de suas marcas. Os arquétipos ainda são pouco relacionados ao branding, porém quando os identificados e aplicados corretamente tornam-se aliados na construção de uma identidade forte e eficaz para as marcas. Segundo Mark e Pearson (2003, p. 27) “os arquétipos proporcionam o elo perdido entre a motivação do cliente e as vendas do produto”. Este artigo propõe-se a averiguar a influência dos arquétipos na construção da identidade da marca Lança Perfume e como isso pode criar um vínculo emocional com os seus consumidores. A pesquisa desenvolve uma análise interdisciplinar dos arquétipos, relacionados à área de psicologia, fundamentada nos princípios de branding, relativos à área de marketing. Baseado em um estudo de caso da marca Lança Perfume, com uma abordagem qualitativa descritiva, que busca estabelecer uma análise prática acerca do tema proposto, foi desenvolvido um diagnóstico de 2 dos principais pontos de contato da marca, demonstrando quais suas principais características arquetípicas. Na identidade da Lança Perfume ficou evidente a presença forte de alguns arquétipos, que combinados entre si, personificam a marca. A relação de proximidade e admiração das consumidoras, confirma os vínculos emocionais criados por meio de ações de branding e um posicionamento eficientes. Esta pesquisa pode servir como referencial a outros estudos voltados à avaliação da conexão entre arquétipo, gestão de marca e público-alvo e a gestores de marketing e empresários que desejem criar marcas arquetípicas com identidades fortes e de significado.

Biografia do Autor

Andressa Piazza Alexandre, UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL DE SANTA CATARINA - UNESC

Pós-graduanda de MBA em Comunicação e Estratégia de Marketing: foco no relacionamento com o cliente pela Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina UNESC

Gutemberg Alves Geraldes, FACULDADE SATC

Doutor em Ciências da Linguagem. Professor de Planejamento Publicitário na Faculdade SATC.

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Publicado

2017-04-25

Como Citar

ALEXANDRE, A. P.; GERALDES, G. A. A IMPORTÂNCIA DOS ARQUÉTIPOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE MARCA E VÍNCULOS EMOCIONAIS COM O CONSUMIDOR: ESTUDO DE CASO DA MARCA LANÇA PERFUME. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 70–91, 2017. Disponível em: https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/view/93. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos