DESENVOLVIMENTO DE UMA BANCADA PARA O ESTUDO PRELIMINAR DE UM SISTEMA HIDRÁULICO BASEADO NAS PROPRIEDADES DA ÁGUA PARA TRANSFERÊNCIA DE POTÊNCIA

Autores

  • Daniel Vicente de Medeiros
  • Richard de Medeiros Castro Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina
  • Luiz Fernando Inácio Feltrin
  • Laís Macos Lopes
  • Elvys Isaías Mercado Curi
  • Fábio José Souza

Palavras-chave:

Posicionamento, Tempo, Velocidade, Aceleração, Vazão, Pressão

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de demonstrar que em sistemas hidráulicos de potência, fontes de energias renováveis podem ser utilizadas. Neste caso utiliza-se água que se trata de um elemento que vem de uma fonte aparentemente inesgotável, e por meio dela, observa-se a possibilidade de gerar energia suficiente para mover grandes equipamentos. Esta pesquisa tem-se como objetivo comparar o funcionamento de um atuador hidráulico operando com água potável e também com o fluido hidráulico tradicional, o óleo mineral ISO VG HLP 68.  Através da montagem de uma bancada de testes para ambos os fluídos, realizará medições de posicionamento e tempo, a fim de avaliar o comportamento dos cilindros hidráulicos, através das grandezas, velocidade e aceleração, demonstrando desta forma, se a movimentação do sistema de carregamento que utiliza água potável possui as mesmas características que o outro atuador, sendo este com as mesmas características, operando com óleo mineral. Os testes foram realizados mediante três níveis de pressão (2,5 MPa, 7,5 MPa e 12,5 MPa), com a vazão definida em 7,5 l/min para todos os testes, sendo a força utilizada no sistema de carregamento igual a 1,079 kN. Para todas as medições, utilizou-se um sistema de aquisição e monitoramento de dados. Os resultados preliminares mostraram que o sistema hidráulico submetido às condições de operação, utilizando a água como fonte de potência, obteve valores similares ao do óleo mineral e com algumas vantagens se comparando a estes dados. Entretanto, sabe-se que novos estudos devem ser realizados para ter melhores conclusões, principalmente sobre a degradação da água, onde levará a substituição deste fluido.

Arquivos adicionais

Publicado

2017-04-25

Como Citar

MEDEIROS, D. V. de; CASTRO, R. de M.; FELTRIN, L. F. I.; LOPES, L. M.; CURI, E. I. M.; SOUZA, F. J. DESENVOLVIMENTO DE UMA BANCADA PARA O ESTUDO PRELIMINAR DE UM SISTEMA HIDRÁULICO BASEADO NAS PROPRIEDADES DA ÁGUA PARA TRANSFERÊNCIA DE POTÊNCIA. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 22–46, 2017. Disponível em: https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/view/94. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos