A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA SOCIAL NA PRODUÇÃO DE JORNAL ESCOLAR: ANÁLISE CRÍTICA DO GÊNERO
Palavras-chave:
Jornal Escolar. Prática Social. Análise Crítica do GêneroResumo
O objetivo deste trabalho é analisar, do ponto de vista da Análise Crítica de Gênero (BONINI, 2011), a relação entre gênero e prática social em jornal escolar produzido por alunos de uma turma de correção de fluxo dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública estadual do município de Tubarão, SC. Esta pesquisa é um excerto de um projeto de letramento aplicado em virtude da tese de doutorado da autora e o objeto produzido, um jornal escolar, pretendia favorecer e/ou estimular o compromisso do aluno com sua própria aprendizagem. Para além disso, a produção deste jornal escolar pretendia identificar de que forma os estudantes se engajariam em um projeto que os levaria a refletir sobre temas que não costumam ser utilizados pelos livros escolares. Tendo em vista a influência da prática social na produção de gênero, este artigo demonstra que um gênero produzido em sala de aula sofre a ação das crenças, histórias, valores e identidades dos indivíduos produtores. Os resultados sugerem, de um lado, que a prática social influencia a produção do gênero jornal escolar e não pode ser excluída do processo de análise genérica; e, de outro, considerando que o gênero é uma materialização discursiva, através do trabalho com gêneros na escola é possível atingir e provocar transformações na dinâmica de funcionamento social dos discursos. O jornal escolar visto como um gênero, demonstra que a escola deve se posicionar para além do estabelecimento de regras de ensino e entender que as influências extraescolares podem estar bem mais presentes do que se previa.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.