DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO COSMÉTICO PARA PELE RESSECADA COM FINALIDADE DE AMENIZAR OS SINTOMAS DA PSORÍASE E DOS TRATAMENTOS QUIMIOTERÁPICOS

Autores

  • Cíntia de Bona Dagostin
  • Carolina Resmini Melo Marques
  • Larissa Bento Bortolatto
  • Aline Resmini Melo Faculdade Satc

Resumo

A quimioterapia é um tratamento sistêmico feito para combater as neoplasias e que traz muitos efeitos colaterais ao corpo humano, principalmente na pele e nos cabelos. A psoríase é uma doença crônica e autoimune que atinge diretamente a pele, causando lesões, manchas esbranquiçadas, sensibilidade e desconforto as pessoas sintomáticas. Ambas causam malefícios a pele fazendo com que ela perca a sua vitalidade e as deixa muito ressecada. Foi então, desenvolvido e formulado três cosméticos hidratantes que contêm substâncias umectantes e emolientes e que contenham também, princípios ativos naturais, cujas propriedades trazem inúmeros benefícios para a pele, como a reposição dos nutrientes que estão escassos. Todo o processo de desenvolvimento e as análises de comprovação de eficácia e da estabilidade foram estudados. O produto cosmético aprovado foi testado em diferentes pessoas, tanto as que estão fazendo tratamento quimioterápico, quanto as que tenham a psoríase, e foram avaliados se este hidratante repõe os nutrientes vitais e essenciais para que ela volte a ter as características normais de uma pele bem hidratada e saudável. Todas as pessoas que aplicaram o hidratante sobre a pele apresentaram resultados positivos. Houveram melhoras significativas constatadas através da visualização, diminuindo os sintomas de ressecamento e apresentando uma pele visivelmente saudável.

Biografia do Autor

  • Aline Resmini Melo, Faculdade Satc
    Departamento de Engenharia Química

Downloads

Publicado

2021-04-27

Edição

Seção

Engenharias e Tecnologias

Como Citar

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO COSMÉTICO PARA PELE RESSECADA COM FINALIDADE DE AMENIZAR OS SINTOMAS DA PSORÍASE E DOS TRATAMENTOS QUIMIOTERÁPICOS. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 218–242, 2021. Disponível em: https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/view/232. Acesso em: 4 abr. 2025.