O DESIGN DE CAPAS DE LIVROS INFANTIS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA REFORÇAR A CONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO

Autores

  • Manoela de Oliveira Zabotti
  • Vanessa Wendhausen Lima Faculdade SATC
  • Rafael Hoffmann Maurilio

Palavras-chave:

Design Social; Estereótipos de Gênero; Livros Infantis

Resumo

Este artigo apresenta a metodologia e os resultados de uma pesquisa de campo realizada junto a crianças de nove a dez anos em uma escola pública e uma particular, da cidade de Tubarão/SC, visando identificar como o design de livros infantis pode influenciar na construção de estereótipos de gênero por meio de aspectos da linguagem visual, como cores e formas. A fim de contribuir para a atuação do designer gráfico no desenvolvimento de livros infantis, exercendo seu papel social, sem a discriminação de estereótipos de gênero. Como base para o desenvolvimento do projeto, foram realizadas pesquisas de fundamentação teórica, abordando-se temas como o design gráfico e seu papel social, as relações de gênero como construção social, o desenvolvimento infantil e a relação com os livros, e os aspectos da linguagem visual aplicado ao design de livros, como cores e formas. Como resultado foi possível observar de que forma o design pode contribuir e reforçar a construção de estereótipos de gênero por meio do design de livros infantis, além de outros fatores relacionados a essa construção.

Biografia do Autor

Vanessa Wendhausen Lima, Faculdade SATC

Professora Faculdade SATC

Doutora em Ciências da Linguagem

Formada em Jornalismo e Letras

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Publicado

2018-04-11

Como Citar

ZABOTTI, M. de O.; LIMA, V. W.; MAURILIO, R. H. O DESIGN DE CAPAS DE LIVROS INFANTIS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA REFORÇAR A CONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 23–44, 2018. Disponível em: https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/view/115. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Comunicação e Linguagem