“MACHO MACHO MAN”
UMA ANÁLISE SOBRE O DESIGN DE EMBALAGENS DA ÁREA DE AUTOCUIDADO DIRECIONADO AO PÚBLICO MASCULINO
Resumo
O presente trabalho de análise visual tem como objetivo investigar as influências de gênero no design de embalagem de produtos de higiene e autocuidado direcionados ao público masculino, abordando as escolhas das marcas em seus produtos e a percepção do público consumidor sobre os atributos visuais destas. A pesquisa apresenta o design de embalagem como reflexo de estereótipos de expectativa e entendimento de gênero e quais são as condições que se atrelam aos resultados visuais. Foram analisadas embalagens de shampoos e desodorantes aerossóis partindo da metodologia de análise de conteúdo (BARDIN, 2011), explorando os estudos de Donald A. Norman (2008), Jean Baudrillard (1992), Alina Wheeler (2012), entre outros, e realizada pesquisa quanti-qualitativa com público consumidor. Como resultado, percebeu-se que a maneira que as embalagens apresentam o produto ao consumidor dão prioridade a reprodução de estereótipos do design de apontamento de gênero e carecem de informações sobre o produto em si, como sua fragrância e indicações de uso, assim embargando o acesso a informações precisas e atraindo a compra pelo valor de marca e design, não pela qualidade do produto em si.
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