DESIGN DE SERVIÇOS APLICADO AO PONTO DE VENDA DE REVESTIMENTOS CERÂMICOS DA ELIANE REVESTIMENTOS

Autores

  • Sofia Donato Velho UniSATC
  • Diego Piovesan Medeiros UniSATC

Resumo

O presente artigo analisa a relação do Design de Serviços com o Visual Merchandising, tendo como objeto de estudo a Eliane Revestimentos Cerâmicos. Utilizando métodos estratégicos e exploratórios classificados como métodos de Design de Serviços fundamentados por Stickdorn e Schneider (2010) e Pinheiro e Alt (2017) identifica-se o público da marca, considerando seus diversificados perfis e suas jornadas no processo de compra, desde o momento do descobrimento da demanda até a decisão final e o recebimento da mercadoria. Por meio da coleta de dados, é possível pontuar o principal causador do desconforto e da insegurança do consumidor durante todo o percurso de compra, com ênfase no momento da pesquisa em loja, a escolha do produto ideal e a absorção das informações técnicas, sabendo que existem inúmeras peculiaridades e limitações. Assim, prova-se a importância dos conceitos de design e o valor que ele atribui ao varejo, principalmente no segmento cerâmico, quando seus métodos se mostram eficazes na geração de soluções para o ponto de venda. Baseado em Blessa (2014) e Wheeler (2008), também apresenta de forma exploratória o Visual Merchandising, tal qual sua função dentro do Marketing e suas configurações no que diz respeito ao PDV. De fato, os pormenores pertencentes ao Visual Merchandising são pontos de contato da marca para com o público, e essa relação é tão importante quanto o produto a venda. Explorando esses pontos de contato e unindo isso à geração de solução, é possível compreender o papel do designer como desenvolvedor dos projetos resolutivos, com o pensamento totalmente direcionado ao público-alvo e no que ele considera como uma boa experiência de descobrimento e compra.

Biografia do Autor

Diego Piovesan Medeiros, UniSATC

Atualmente coordenador do curso de Graduação de Design na Faculdade SATC. (Cricíuma/SC) - Doutorando em Design e Expressão Gráfica (UFSC) - Mestre em Design e Tecnologia (PGDesign/UFRGS) - Especialista em Artes Visuais (SENAC) - Especialista em Design Gráfico (SATC/UFSC) - Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (UNISUL) - Técnico em Desenho Industrial (SATC) Fone: (48) 3431-7588

Arquivos adicionais

Publicado

2024-10-03

Como Citar

VELHO, S. D.; MEDEIROS, D. P. DESIGN DE SERVIÇOS APLICADO AO PONTO DE VENDA DE REVESTIMENTOS CERÂMICOS DA ELIANE REVESTIMENTOS. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], p. 90–118, 2024. Disponível em: https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/view/358. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Comunicação e Linguagem