DESIGN DE SERVIÇOS APLICADO AO PONTO DE VENDA DE REVESTIMENTOS CERÂMICOS DA ELIANE REVESTIMENTOS
Resumo
O presente artigo analisa a relação do Design de Serviços com o Visual Merchandising, tendo como objeto de estudo a Eliane Revestimentos Cerâmicos. Utilizando métodos estratégicos e exploratórios classificados como métodos de Design de Serviços fundamentados por Stickdorn e Schneider (2010) e Pinheiro e Alt (2017) identifica-se o público da marca, considerando seus diversificados perfis e suas jornadas no processo de compra, desde o momento do descobrimento da demanda até a decisão final e o recebimento da mercadoria. Por meio da coleta de dados, é possível pontuar o principal causador do desconforto e da insegurança do consumidor durante todo o percurso de compra, com ênfase no momento da pesquisa em loja, a escolha do produto ideal e a absorção das informações técnicas, sabendo que existem inúmeras peculiaridades e limitações. Assim, prova-se a importância dos conceitos de design e o valor que ele atribui ao varejo, principalmente no segmento cerâmico, quando seus métodos se mostram eficazes na geração de soluções para o ponto de venda. Baseado em Blessa (2014) e Wheeler (2008), também apresenta de forma exploratória o Visual Merchandising, tal qual sua função dentro do Marketing e suas configurações no que diz respeito ao PDV. De fato, os pormenores pertencentes ao Visual Merchandising são pontos de contato da marca para com o público, e essa relação é tão importante quanto o produto a venda. Explorando esses pontos de contato e unindo isso à geração de solução, é possível compreender o papel do designer como desenvolvedor dos projetos resolutivos, com o pensamento totalmente direcionado ao público-alvo e no que ele considera como uma boa experiência de descobrimento e compra.
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