O MEME E SUA PROPAGAÇÃO TRANSMIDIÁTICA

UMA ANÁLISE DO IMPACTO DOS MEMES CRIADOS PELOS FÃS NO FILME HOMEM ARANHA: SEM VOLTA PRA CASA

Autores

  • Luiz Fernando da Silva Maciel UniSATC
  • Diego Piovesan Medeiros UniSATC

Resumo

Este artigo é um estudo sobre o meme e suas características, apresentando seu conceito e analisando seu comportamento, forma, replicação e velocidade que é transmitido, como também a possibilidade de se tornar um produto de comunicação transmidiática pelos fãs, buscando entender quais mídias podem ampliar a propagação de um meme e criando ainda mais informações. Dessa forma será apresentado os conceitos da narrativa transmidiática e suas características de aplicação, como também identificar o meme como ferramenta de propagação, fazendo um estudo de caso do filme Homem Aranha: sem volta pra casa e percebendo a criação dos memes pelos fãs. A análise se pautou das teorias de Richard Dawkins e Henry Jenkins para identificar a transmidialidade presente na viralização dos memes na sua linha do tempo. Com isso, percebe-se que o uso de um meme como produto de comunicação transmidiática pode complementar um lançamento, uma campanha ou até mesmo um produto.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-08-09

Como Citar

MACIEL, L. F. da S.; MEDEIROS, D. P. O MEME E SUA PROPAGAÇÃO TRANSMIDIÁTICA: UMA ANÁLISE DO IMPACTO DOS MEMES CRIADOS PELOS FÃS NO FILME HOMEM ARANHA: SEM VOLTA PRA CASA. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 51–80, 2024. Disponível em: https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/view/364. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Comunicação e Linguagem