O MEME E SUA PROPAGAÇÃO TRANSMIDIÁTICA
UMA ANÁLISE DO IMPACTO DOS MEMES CRIADOS PELOS FÃS NO FILME HOMEM ARANHA: SEM VOLTA PRA CASA
Resumo
Este artigo é um estudo sobre o meme e suas características, apresentando seu conceito e analisando seu comportamento, forma, replicação e velocidade que é transmitido, como também a possibilidade de se tornar um produto de comunicação transmidiática pelos fãs, buscando entender quais mídias podem ampliar a propagação de um meme e criando ainda mais informações. Dessa forma será apresentado os conceitos da narrativa transmidiática e suas características de aplicação, como também identificar o meme como ferramenta de propagação, fazendo um estudo de caso do filme Homem Aranha: sem volta pra casa e percebendo a criação dos memes pelos fãs. A análise se pautou das teorias de Richard Dawkins e Henry Jenkins para identificar a transmidialidade presente na viralização dos memes na sua linha do tempo. Com isso, percebe-se que o uso de um meme como produto de comunicação transmidiática pode complementar um lançamento, uma campanha ou até mesmo um produto.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.