O meme e sua propagação transmidiática

uma análise do impacto dos memes criados pelos fãs no filme homem aranha: sem volta pra casa

Autores

  • Luiz Fernando da Silva Maciel UniSATC
  • Diego Piovesan Medeiros UniSATC

DOI:

https://doi.org/10.70185/2525-6025.2024.v9.364

Resumo

Este artigo é um estudo sobre o meme e suas características, apresentando seu conceito e analisando seu comportamento, forma, replicação e velocidade que é transmitido, como também a possibilidade de se tornar um produto de comunicação transmidiática pelos fãs, buscando entender quais mídias podem ampliar a propagação de um meme e criando ainda mais informações. Dessa forma será apresentado os conceitos da narrativa transmidiática e suas características de aplicação, como também identificar o meme como ferramenta de propagação, fazendo um estudo de caso do filme Homem Aranha: sem volta pra casa e percebendo a criação dos memes pelos fãs. A análise se pautou das teorias de Richard Dawkins e Henry Jenkins para identificar a transmidialidade presente na viralização dos memes na sua linha do tempo. Com isso, percebe-se que o uso de um meme como produto de comunicação transmidiática pode complementar um lançamento, uma campanha ou até mesmo um produto.

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Publicado

2025-08-20

Edição

Seção

Comunicação e Linguagem

Como Citar

O meme e sua propagação transmidiática: uma análise do impacto dos memes criados pelos fãs no filme homem aranha: sem volta pra casa. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 51–80, 2025. DOI: 10.70185/2525-6025.2024.v9.364. Disponível em: https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/view/364. Acesso em: 27 set. 2025.