AVALIAÇÃO DE VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA PARA SUBSTITUIÇÃO DO TAMBOR CONVENCIONAL POR UM OTIMZADO DO TRANSPORTADOR CONTÍNUO
Resumo
Na indústria, é muito utilizado um equipamento denominado transportador contínuo, para facilitar o processo de transporte dentro da empresa. Para cada modelo desse dispositivo, existem diversos elementos que podem compô-lo, variando de acordo com suas especificações e requisitos de funcionamento. Os transportadores contínuos são sistemas de transporte utilizados principalmente em operações subterrâneas, como mineração e construção de túneis. Eles são projetados para movimentar materiais de forma eficiente e segura tanto a céu aberto quanto em ambientes subterrâneos, onde o espaço pode ser limitado e as condições são desafiadoras. São fundamentais para o transporte de minérios, materiais de construção e outros produtos em minas e túneis, contribuindo para a eficiência e produtividade das operações subterrâneas. O componente estudado no presente trabalho é denominado de tambor, um item de extrema importância para o funcionamento do transportador contínuo. O objetivo desse estudo é validar o modelo de tambor helicoidal ou de contenção interna desenvolvido na empresa Carbonífera Metropolitana, desde o projeto, ao estudo da sua viabilidade técnica e econômica. Para essa validação foi necessário fazer um estudo desde o ano da sua aplicação de teste, comparando-o com o tambor convencional, que vem sendo usado até o presente, buscando assim detectar quais as falhas, períodos de trabalhos, maior e menor manutenção, os gastos, fabricação, dentre outros aspectos que se tornam relevantes para um levantamento de custo benefício da empresa. Os resultados das análises desenvolvidas foram satisfatórios, tornando assim os tambores aptos para serem aplicados nos transportadores contínuos das carboníferas da região. Além disso este investimento tende a ter retorno de curto prazo, que nesse estudo levou cerca de seis meses devido a sua baixa manutenção.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.