ESTUDO DA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA TPM EM UMA CÉLULA ROBÓTICA

Autores

Resumo

Este trabalho enfoca a Manutenção Produtiva Total, TPM, e sua implementação em uma célula robótica. Atualmente a gestão da manutenção tem se tornado um pilar estratégico para as empresas, sendo que a correta manutenção tem gerado um diferencial competitivo, onde a aplicação de ferramentas como TPM ganha destaque neste processo. A escassez de trabalhos acadêmicos na área do TPM com ênfase em manutenção preditiva na literatura atual, foi uma das razões que levou o autor a escrever este trabalho. A manutenção pode ser realizada de várias formas, o que norteia a forma de manutenção é a criticidade do equipamento para o processo, custos de peças de reposição e nível de complexidade do equipamento. Neste caso, uma célula robotizada que apresenta alto índice de falhas no sistema.  Atualmente uma célula robotizada da indústria do setor metal mecânico está com índice de disponibilidade abaixo da meta em seus sistemas de solda, dispositivo e movimentação. Além de alto índice de ações de manutenção corretivas e gastos com peças de reposição. Após a aplicação dos métodos do TPM obteve-se um aumento da produtividade da estação robotizada e diminuição das paradas e falhas do equipamento.

Biografia do Autor

Anderson Daleffe, UniSATC

Coordenador do Mestrado Mestrado em Engenharia Metalúrgica UniSATC , Brasil. Doutor em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil(2014)

Gilson de March, UniSATC

Mestrando do PPG em Eng Metalúrgica do Centro Universitário UniSatc

Eduardo Possamai Tinelli, UniSATC

Mestrando do PPG em Eng Metalúrgica do Centro Universitário UniSatc

Arquivos adicionais

Publicado

2024-08-09

Como Citar

CESARIO, A. M.; DALEFFE, A.; MARCH, G. de; TINELLI, E. P. ESTUDO DA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA TPM EM UMA CÉLULA ROBÓTICA. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 365–383, 2024. Disponível em: https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/view/371. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Mestrado em Engenharia Metalúrgica