CARACTERIZAÇÃO DE CORPOS DE PROVAS DE AÇO INOXIDÁVEL 304L DEPOSITADOS POR PROCESSO DE MANUFATURA ADITIVA DE METAIS COM FUSÃO LOCALIZADA

Autores/as

Resumen

Processos de produção que visam mais agilidade, qualidade, precisão final e menor desperdício de matéria prima são buscados ano após ano, é o que demonstra a história através das revoluções industriais. Hoje vivencia-se a quarta revolução industrial, e um dos seus pilares é a manufatura aditiva, processo que visa a execução de peças com geometrias complexas através da adição de matéria-prima. No processo por metal depositado, o arame de solda é a matéria prima, portanto a escolha de materiais é ampla. O aço inoxidável é utilizado em inúmeras áreas e em várias aplicações, devido a suas ótimas características físicas e químicas. O objetivo deste trabalho é analisar o processo de manufatura aditiva validando mecanicamente a eficiência do aço inoxidável 304L depositado através de fusão localizada. A manufatura aditiva foi realizada através de metal depositado, formando uma parede com diversas camadas onde o metal adicionado é sobreposto ao anterior, executado através de um braço CNC com programação definida e movimento constante, encontrando os parâmetros ideias de máquina para o processo de deposição metálica. Verificou-se a execução de paredes de solda consistentes, com propriedades e dimensões suficientes para extração dos corpos de prova através de processos mecânicos, retirados em diferentes sentidos: paralelo, perpendicular e oblíquo aos cordões realizados, além de ensaios de tração com resultados de tensão máxima 15,8% maior, e dureza com valores 6,4% de diferença aos de referência do aço inox 304L, validando o método utilizado e o material resultante.

Archivos adicionales

Publicado

2022-08-19

Número

Sección

Engenharias e Tecnologias

Cómo citar

CARACTERIZAÇÃO DE CORPOS DE PROVAS DE AÇO INOXIDÁVEL 304L DEPOSITADOS POR PROCESSO DE MANUFATURA ADITIVA DE METAIS COM FUSÃO LOCALIZADA. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 268–291, 2022. Disponível em: https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/view/271. Acesso em: 31 dec. 2025.