VINTE E SEIS MAIS UM

A REPRESENTAÇÃO DO ROCK NA MARCA CUP NOODLES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70185/mfz2qy67

Resumo

Tomando como base os reflexos que as culturas têm em nossa sociedade e como elas caracterizam nossa maneira de nos comportarmos, levando em consideração a sua construção em nosso inconsciente desde o nascimento do indivíduo, sendo somado com conhecimentos empíricos ao longo da vida, este projeto vem analisar e identificar as estratégias de representação das crenças populares na propaganda, de forma a entender qual a influência no público que esta estratégia pode agregar às marcas que possuam este planejamento. Para tanto, este trabalho vem analisar uma campanha da marca Cup Noodles, onde a mesma comemora, em 2019, seus 27 anos no Brasil. O material analisado utiliza-se de uma abordagem diferente da usual, sendo o contexto o Rock In Rio. A marca trouxe o tema Rock para a sua ação publicitária, usando de referências e elementos trazidos do universo Rock N’ Roll, explorando assim, a construção dessa contracultura, que, por meio da juventude, tomou forma e se ampliou através dos anos. Em 2019 a empresa traz dois filmes, o primeiro sendo a peça original e o segundo uma adaptação do anterior, onde adota a ideia da “maldição dos 27 anos do Rock”, baseados na ideia de que muitos artistas deste gênero musical morreram no ano em que completaram 27 anos e ficaram conhecidos como o “Clube dos 27”. Por isso, na segunda peça analisada a marca altera o número 27 para 26+1 anos. Usando neste artigo as ideias de cultura, representação de Stuart Hall (2016) e propagabilidade de  Henry Jenkins, Sam Ford e Joshua Green (2014) conclui-se que a utilização das culturas estabelecidas de um público em uma campanha publicitária, gera uma eficiente conexão entre marca e este mesmo público-alvo, tornando os resultados desejados, mais efetivos.

Biografia do Autor

  • Leonardo Henrique Topanotti Topanotti

    Graduada em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNISATC

  • Claudia Nandi Formentin, Centro Universitário UniSATC/ Faculdade Senac / Unisul

    Doutora e mestra em Ciências da Linguagem. Possui graduação em Jornalismo (2001) e em História (2008) pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Especialista em Comunicação nas Organizações, todos os cursos realizados na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Atualmente é professora do Centro Universitário UniSATC (Criciúma), da Faculdade SENAC (Tubarão) e da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Desde 2004 atua como docente no ensino superior. Tem interesse em pesquisas que girem em torno das questões relacionadas a formação das identidades nacionais, o esporte e suas linguagens bem como as questões de gênero na sociedade contemporânea.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Edição

Seção

Comunicação e Linguagem

Como Citar

VINTE E SEIS MAIS UM: A REPRESENTAÇÃO DO ROCK NA MARCA CUP NOODLES. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], p. 224–246, 2024. DOI: 10.70185/mfz2qy67. Disponível em: https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/view/396. Acesso em: 4 abr. 2025.