IN-GAME ADVERTISING

A RELEVÂNCIA DAS MARCAS NO ENTRETENIMENTO DOS JOGOS DIGITAIS

Autores

  • Diogo Costa Corrêa UNISATC
  • Diego Piovesan Medeiros UNISATC

DOI:

https://doi.org/10.70185/y6fgaw60

Resumo

O presente artigo tem como objetivo explorar e identificar os modelos de publicidade aplicada nos jogos digitais. Empregando teorias do Branded Entertainment e Product/Brand Placement para colaborar com a descrição das estratégias publicitárias adotadas. Apresenta-se cases de jogos digitais eventuais, porém o estudo de caso principal a ser analisado, será a franquia de jogos Tony Hawk’s Pro Skater, uma série de jogos digitais que marcou a vida de inúmeras pessoas e que possui vasto contato publicitário durante toda a gameplay em seus volumes. Partindo dessa análise, fundamentada nos conceitos de Nelson (2002), percebeu-se padrões de reprodução onde os elementos se reiteram, criando um ambiente menos rígido e propício para a interação marca-usuário. Partindo dessa análise, verifica-se que as aplicações publicitárias constroem ligações afetivas e reforçam o posicionamento das marcas, demonstrando que a publicidade pode ser menos invasiva o possível e conviver em harmonia com o entretenimento.

Biografia do Autor

  • Diogo Costa Corrêa, UNISATC

    Graduada em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNISATC

  • Diego Piovesan Medeiros, UNISATC

    Doutor em Design e Expressão Gráfica (UFSC) - Mestre em Design e Tecnologia (PGDesign/UFRGS) - Especialista em Artes Visuais (SENAC) - Especialista em Design Gráfico (SATC/UFSC) - Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (UNISUL) - Técnico em Desenho Industrial (SATC) Fone: (48) 3431-7588

Downloads

Publicado

2024-12-19

Edição

Seção

Comunicação e Linguagem

Como Citar

IN-GAME ADVERTISING: A RELEVÂNCIA DAS MARCAS NO ENTRETENIMENTO DOS JOGOS DIGITAIS. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], p. 198–223, 2024. DOI: 10.70185/y6fgaw60. Disponível em: https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/view/395. Acesso em: 4 abr. 2025.